Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APPrendendo – Um aplicativo mobile para estudo de matemática

2015; Linguagem: Português

10.5540/03.2015.003.01.0509

ISSN

2359-0793

Autores

Marcos A. Nespolo, Tiago M. Buriol, Ana Paula M. de Morais,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Muitas dificuldades enfrentadas pelos alunos nas disciplinas envolvendo matemática são decorrentes de “lacunas” existentes e falta de domínio de conteúdos prévios, assim, geralmente, cabe ao professor identificar e revisar pré-requisitos., o que atrapalha o bom andamento do curso. Nesse sentido, aplicativos de acesso a conteúdos digitais interativos são ferramentas com grande potencial para servirem de apoio ao estudo, permitindo facilmente buscar conteúdos, revisar e praticar exercícios. Ferramentas de ensino que explorem as facilidades oferecidas por dispositivos como smartphones e tablets ampliam o acesso a conteúdos instrucionais e estão de acordo com as novas tendências mundiais de ensino e aprendizagem, e a conceitos como ulearning [1], que significa aprendizagem onipresente, em qualquer lugar e a qualquer tempo, e edutainmnet [2], ou seja, educação com entretenimento. Os múltiplos recursos de mídia e de comunicação disponíveis podem acomodar preferências individuais, necessidades de mobilidade e de acessibilidade diferentes, atendendo às novas demandas do mundo do trabalho, da comunicação e da informação [3]. O trabalho aqui apresentado tratou da pesquisa e do desenvolvimento de um aplicativo otimizado para dispositivos móveis, tais como tablets e smatphones. Foi projetado com foco na usabilidade e na objetividade, visando à efetividade do aprendizado. Buscou-se um sistema fácil e agradável de utilizar, que possa ser utilizado para identificar e mapear falhas na formação prévia do aluno e, assim, prover informações instrucionais direcionadas àquelas falhas específicas. A ideia central foi projetar um aplicativo para estudo de matemática baseado na resolução de exercícios, que ao ser acessado, propõe um único exercício, então, a partir deste, o usuário pode acessar dicas de resolução e tópicos do conteúdo. As dicas são pequenos textos que visam induzir o usuário a desenvolver o raciocínio necessário para resolver o problema proposto. Os tópicos são pequenos trechos do conteúdo formal de matemática, incluindo fórmulas, definições e conceitos. O objetivo dos tópicos é permitir que o usuário acesse rapidamente a informação (fórmula ou conceito) que precisa para seguir a resolução do exercício, sem perder o foco ou desviar a atenção. Para esclarecer esta ideia, o texto a seguir apresenta um exemplo de como o aplicativo funciona. A figura 1 mostra um exercício e o link oculto que só torna-se visível ao passar o cursor sobre a palavra chave, “equação da circunferência” [...]

Referência(s)