
Efeito pátina: a inscrição de signos conotativos da passagem do tempo nos bens de consumo
2008; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 5; Issue: 13 Linguagem: Inglês
10.18568/1983-7070.51397-120
ISSN1983-7070
AutoresVictor Manoel Cunha de Almeida, Ângela da Rocha,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoEste estudo propoe a retomada da discussao da “patina” como propriedade fisica e simbolica da cultura material, capaz de categorizar, classificar e legitimar status por meio de bens de consumo. Utilizou-se a abordagem interpretativa e a tecnica de observacao para investigar a presenca de evidencias da inscricao de signos conotativos da passagem do tempo nos elementos de comunicacao e apresentacao dos bens de consumo. Os resultados do estudo mostram como o “efeito patina” se faz presente no marketing da categoria de produtos estudada. Palavras-chave: Patina; consumo; marca; status; identidade. Abstract This paper aims to revisit the discussion of “patina” as both physical and symbolic properties in material culture, thus used to categorize, classify, and legitimate status by means of consumer products. The interpretative method based on observation techniques was used to explore evidences of the inscription of connotative signs of time in those elements used to communicate and to present consumer goods. Results show how the “patina effect” occurs in the marketing of the product category studied. Keywords: Patina; consumption; brand; status; identity.
Referência(s)