Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pires, Giovani de Lorenzi. Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002

2003; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.2668

ISSN

1982-8918

Autores

Alfredo Feres Neto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo, tese de doutorado do autor ora publicada em livro, teve por objetivo identificar as relações presentes entre o discurso midiático e a educação física, desde a sua gênese até a formulação de possibilidades de intervenção emancipatória. Para tanto, o autor lançou mão do conceito kantiano de esclarecimento (Aufklärung), argumentando possuir a Educação Física uma tarefa neste sentido, no polo da recepção midiática do esporte. O autor propõe, nesta direção, uma nova prática que possibilite uma outra leitura e ressignificação da cultura de movimento e esportiva, a partir da construção coletiva de ferramentas pedagógicas, com vistas à construção de uma formação crítica que esclarece melhor o cidadão com relação aos meios de comunicação de massa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX