Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atitudes ante produtos bancários: a visão dos funcionários

2008; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.1590/s1678-69712008000700003

ISSN

1678-6971

Autores

Marcelo Vinhal Nepomuceno,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Esta pesquisa verifica a relação entre atitudes ante produtos bancários e variáveis sociodemográficas. Os produtos estudados foram: seguro de automóvel, seguro de vida, seguro residencial, previdência complementar, título de capitalização e consórcio imobiliário. As atitudes são consideradas um processo avaliativo de objetos, que gera uma avaliação positiva ou negativa, envolvendo três componentes (afetivo, cognitivo e conativo), sendo uma ligação entre dois conceitos. Os dados foram coletados juntamente aos funcionários de um grande banco nacional que vendem esses produtos e que se encontram nos pontos-de-venda. A pesquisa contou com 975 questionários válidos com respostas de quase todos os Estados. A escala desenvolvida para a pesquisa demonstrou confiabilidade após as análises fatoriais. Para testar as hipóteses, foram realizadas Regressões Stepwise que indicaram que idade, renda e principalmente gênero são variáveis relevantes para a atitude ante os produtos. Por fim, as contribuições e limitações da pesquisa são apresentadas.

Referência(s)