Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A dimensão ética da formação profissional em saúde: estudo de caso com cursos de graduação em odontologia

2011; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português

10.1590/s1413-81232011001200021

ISSN

1678-4561

Autores

Mirelle Finkler, João Carlos Caetano, Flávia Regina Souza Ramos,

Tópico(s)

Innovations in Medical Education

Resumo

Trata-se de um estudo de caso que objetivou delinear um panorama da formação ética nos cursos de graduação em Odontologia brasileiros, a fim de construir conhecimentos relativos às mudanças necessárias no sentido de se formar profissionais de saúde eticamente competentes. Para tanto, o objeto deste estudo a formação ética dos estudantes foi delimitado por um marco conceitual, construído na interface de diversos conceitos inter-relacionados. O marco também colaborou no delineamento desta pesquisa qualitativa, que incluiu um questionário com questões ético-pedagógicas, enviado aos coordenadores dos 15 cursos selecionados para amostra. Os resultados apontaram um comprometimento pontual dos cursos com a dimensão ética da formação profissional, bem como avanços em relação à capacitação docente, ao perfil do egresso e ao processo de integração curricular. Por outro lado, indicou deficiências quanto aos conteúdos relacionados à formação cultural, humanística e política, em relação à orientação didática e aos cenários de ensino-aprendizagem, ao processo avaliativo, além da incipiente presença da Bioética enquanto disciplina e tema transversal curricular, acompanhada pela escassa formação específica de seus docentes.

Referência(s)