
Os ritmos calientes do Caribe num carnaval brasileiro
2010; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
1984-6169
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoUm leque de estilos musicais e coreograficos originarios do Caribe se difundiu vigorosamente por inumeros paises do Ocidente, alcancando o reconhecimento dessa regiao como matriz musical e coreografica. Este processo transcende o delineamento das fronteiras identitarias nacionais e remete a dinâmicas mais amplas. Estas, por sua vez, estao relacionadas aos mercados artisticos, sobretudo no que se refere a musica e a danca, passando tambem pelas teias do turismo. O artigo busca compreender como esses ritmos caribenhos sao percebidos como apropriados para a festa carnavalesca, a folia, a manifestacao e fruicao da sensualidade, oferecendo elementos para compreender a forma como esses ritmos foram assimilados e recriados no campo do Carnaval de Salvador. Palavras-chave: Caribe. Carnaval. Musica. Danca. Bahia Resumen Un abanico de estilos musicales y coreograficos procedentes del Caribe se difundio vigorosamente por numerosos paises de Occidente, alcanzando el reconocimiento de esta region como matriz musical y coreografica. Este proceso trasciende el delineamiento de las fronteras identitarias nacionales y remite a dinamicas mas amplias. Estas, a su vez, estan relacionadas a los mercados artisticos, sobre todo en lo que se refiere a la musica y a la danza, pasando tambien por el turismo. El articulo intenta comprender como esos ritmos caribenos son percibidos y apropiados por la fiesta carnavalesca, la folia, la manifestacion y fruicion de la sensualidad, ofreciendo elementos para comprender como esos ritmos fueron asimilados y recriados en el campo del carnaval de Salvador. Palabras claves : Caribe. Carnaval. Musica. Danza. Bahia Abstract The range of musical styles and choreographies of the Caribbean spread vigorously throughout innumerable countries of the West and resulted in the region’s recognition as a center and source of music and choreography. This process transcends the delineated borders of national identity and is subject to broader dynamics. These, in turn, are related to artistic markets, which refer, above all, to music and dance, and are also influenced by tourism. The article aims to comprehend how these Caribbean rhythms are perceived as appropriated for carnival, its folia , as well as its manifestation and coming to fruition of one’s sensuality, suggesting certain factors involved in how these rhythms were assimilated and re-created in the carnival in Salvador. Key-words : Caribbean. Carnival. Music. Dance. Bahia
Referência(s)