Artigo Acesso aberto

O solo de Django Reinhardt em Flèche d'Or

2014; Escola de Música da UFMG; Issue: 30 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992014000200003

ISSN

2317-6377

Autores

Laurent Cugny, Fabiano Araújo,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

Transcrição e análise do solo de Django Reinhardt na música Flèche d'Or, de sua autoria. Os aspectos estruturais e harmônicos desta obra, gravada em janeiro de 1952, revelam forte semelhança com Milestones de Miles Davis, gravada em 1958, que é a aceita como a primeira do jazz modal. O artigo apresenta, também, uma transcrição dos acentos e deslocamentos feitos pelo baterista Pierre Lemarchand, para demonstrar um erro de compasso que pode ser explicado pelo caráter inédito deste tipo de forma musical no jazz da época. A análise revela no solo de Django, uma abordagem outside tanto em termos harmônicos quanto rítmicos.

Referência(s)