Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hiperlexia em um caso de autismo e suas hipóteses

2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 33; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s0101-60832006000500007

ISSN

1806-938X

Autores

Leonardo Baldaçara, Luciana P. C. Nóbrega, Sérgio K. Tengan, Anne Karine Sousa Nóbrega Maia,

Tópico(s)

Autism Spectrum Disorder Research

Resumo

CONTEXTO: Pouco se sabe sobre os mecanismos neurais precoces da leitura. Crianças com doenças do espectro do autismo, em raras ocasiões, apresentam avançadas habilidades de leitura. Apesar de suas sérias dificuldades na expressão e recepção da linguagem, essas crianças podem identificar palavras impressas tão jovens quanto aos 18 meses de idade sem nenhuma instrução explícita. RELATO DE CASO: Relatamos aqui um caso de uma criança de seis anos com história de autismo e que embora apresentasse dificuldades na comunicação, começou a ler aos três anos. Em seguida, discutimos algumas teorias sobre essa associação. CONCLUSÃO: Deficiências no desenvolvimento da linguagem e na comunicação são critérios definidores do autismo; já a hiperlexia, apesar de incomum, quando presente deve ser levada em conta para o diagnóstico. Seus mecanismos ainda são pouco compreendidos, mas diversos estudos feitos associados a outros que estão em andamento poderão elucidar melhor esse sintoma.

Referência(s)