Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Uma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha

2013; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772013000300009

ISSN

1982-5765

Autores

Carlos Alberto Ferreira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Com o Processo de Bolonha no ensino superior europeu, o ensino centra-se na aprendizagem e no trabalho autónomos dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, de que decorre a necessidade da prática da avaliação formativa dos seus diferentes percursos de aprendizagem. Com a finalidade de caraterizarmos as práticas de avaliação das aprendizagens de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, fizemos uma análise dos pontos sobre a avaliação das aprendizagens dos programas das unidades curriculares dos cursos de 2º ciclo de formação daqueles professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi-nos possível concluir que as práticas de avaliação programadas são, sobretudo, de natureza sumativa, apesar de nalgumas unidades curriculares se encontrarem alguns elementos da prática da avaliação formativa.

Referência(s)