
Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações
2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 40 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2008000200002
ISSN1982-4327
AutoresFrancisco Antônio Coelho, Jairo Eduardo Borges‐Andrade,
Tópico(s)Organizational Learning and Leadership
ResumoA literatura em comportamento organizacional apresenta diversos estudos referenciando o conceito aprendizagem aplicado no âmbito das organizações. Porém, verifica-se o uso pouco crítico ou sistemático deste conceito. O objetivo do presente artigo consiste em realizar uma análise conceitual do termo aprendizagem, justificando sua transposição para estudos organizacionais. Aplicaram-se técnicas de análise conceitual propostas por Ryle. Como resultado, verificou-se que a natureza multifacetada do conceito de aprendizagem favorece o advento das diversas definições associadas a ele. Espera-se que haja maior sistematicidade acerca do uso do termo aprendizagem aplicado em estudos organizacionais, considerando seus níveis de análise e as dimensões presentemente discutidas.
Referência(s)