Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 40 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2008000200002

ISSN

1982-4327

Autores

Francisco Antônio Coelho, Jairo Eduardo Borges‐Andrade,

Tópico(s)

Organizational Learning and Leadership

Resumo

A literatura em comportamento organizacional apresenta diversos estudos referenciando o conceito aprendizagem aplicado no âmbito das organizações. Porém, verifica-se o uso pouco crítico ou sistemático deste conceito. O objetivo do presente artigo consiste em realizar uma análise conceitual do termo aprendizagem, justificando sua transposição para estudos organizacionais. Aplicaram-se técnicas de análise conceitual propostas por Ryle. Como resultado, verificou-se que a natureza multifacetada do conceito de aprendizagem favorece o advento das diversas definições associadas a ele. Espera-se que haja maior sistematicidade acerca do uso do termo aprendizagem aplicado em estudos organizacionais, considerando seus níveis de análise e as dimensões presentemente discutidas.

Referência(s)