
Da autonomia da boca: práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia
2012; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-59702012000100010
ISSN1678-4758
AutoresCristine Maria Warmling, Norma Regina Marzola, Carlos Botazzo,
Tópico(s)Leprosy Research and Treatment
ResumoAnalisa como ocorreu a separação entre o ensino da medicina e o da odontologia no Brasil. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são inter-relacionadas para mostrar como suas relações e sentidos mudam historicamente. Propõe que a autonomia do ensino da odontologia emergiu da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição desenvolveu-se sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada.
Referência(s)