
Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar
2013; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 13; Issue: 39 Linguagem: Português
10.7213/dialogo.educ.10207
ISSN1981-416X
AutoresPaula Corrêa Henning, Kamila Lockmann,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO presente artigo pretende colocar sob suspeita alguns discursos sobre a inclusão escolar, que vemos circular na atualidade. Para isso, selecionamos algumas edições da revista Nova Escola, que apresentavam a inclusão escolar como tema central de suas matérias. Discursos marcados pelos termos “amor”, “doação”, “carinho”, “humanização” são examinados a partir de uma matriz moderna que investe na moralização dos afetos. Devemos estar abertos ao Outro para sermos tocados, desde que o que nos toca conspire a favor do bem e da ordem. Além disso, problematizamos a ênfase que tais discursos apresentam nos processos de socialização e de convivência. Eles marcam uma espécie de banalização da aprendizagem, uma vez que reiteram o convívio com o outro, o respeito às regras e o saber comportar-se como aprendizagens fundamentais nos processos de inclusão. Colocando esses discursos sob exame, o texto pretende provocar o pensamento e suspender as verdades consagradas acerca da inclusão escolar proferida pela modernidade.
Referência(s)