
As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?
2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782008000200005
ISSN1809-449X
AutoresEliana Borges Correia de Albuquerque, Artur Gomes de Morais, Andréa Tereza Brito Ferreira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho buscou analisar como as práticas de alfabetização se têm caracterizado atualmente, tomando como eixo de investigação a "fabricação" do cotidiano escolar por professoras do 1º ano do primeiro ciclo da prefeitura da cidade do Recife. No campo teórico, apoiamo-nos em dois modelos distintos que analisam a dinâmica da construção/produção dos saberes escolares: o da transposição didática e o da construção dos saberes da ação. Para registrar como as professoras estavam transpondo as "mudanças didáticas" relacionadas à alfabetização para suas práticas de ensino e como "fabricavam" suas práticas pedagógicas cotidianas, utilizamos a observação de aulas como procedimento metodológico. As práticas das professoras quanto ao ensino do sistema de escrita alfabético foram classificadas em dois tipos: sistemática e assistemática. Os dados analisados reforçam nosso entendimento de que é na dinâmica da sala de aula que as professoras recriam as orientações oficiais e acadêmicas.
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