Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Criança em idade escolar hospitalizada: significado da condição crônica

2010; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072010000300003

ISSN

1980-265X

Autores

Rosenmylde Duarte da Nóbrega, Neusa Collet, Isabelle Pimentel Gomes, Eliane Rolim de Holanda, Yana Balduíno de Araújo,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

Objetivou-se compreender o significado da condição crônica para as crianças em idade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva. A pesquisa foi realizada na clínica pediátrica de um Hospital Universitário. Participaram do estudo sete crianças em condição crônica e na faixa etária de sete aos doze anos de idade. Utilizou-se entrevista semi-estruturada para coleta do material empírico e para análise os princípios de interpretação temática. Revelou-se que as crianças sentem a condição crônica como algo que impõe limitações e dificuldades ao seu cotidiano. Contudo, houve relato que mostra a doença como algo normal, evidenciando que a criança não sabe como é viver sem ter a doença. A condição crônica leva a criança a se esforçar para tentar compreender a situação e cooperar com o tratamento, e pode promover o desenvolvimento de sentimentos onerosos como medo, vergonha, tristeza e dúvidas acerca do passado, presente e futuro.

Referência(s)