Artigo Acesso aberto

Caminhos do conhecimento comercial: formas e conseqüências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas

2006; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1678-31662006000300008

ISSN

2316-8994

Autores

Terry Shin, Erwan Lamy,

Tópico(s)

Intellectual Capital and Performance Analysis

Resumo

Este artigo examina os caminhos da aprendizagem comercial, em um ambiente que é visto como multirreferencial e pluralista. A categoria dos cientistas-empreendedores, ricamente informativa, constitui nosso terreno de pesquisa. Tal grupo representa o ápice de uma forte interação entre a ciência e a empresa. Dados de um questionário escrito e entrevistas orais extensivas com 41 pessoas, oriundos de quatro microestudos sobre laboratórios-empresa constituem a base de nossa descrição e de nossas conclusões. Emergem três caminhos para o conhecimento comercial - um associado ao grupo denominado "acadêmicos", outro associado a um conjunto apelidado de "pioneiros" e um terceiro ligado a um grupo batizado de "janus". Esses grupos divergem com referência a quatro fatores: graus de sinergia universidadeempresa, graus de tensão universidade-negócio; graus de autonomia relativa do campo científico; presença de um modo particular de coordenação universidade-empresa. Especulamos que certos caminhos se mostram mais estáveis e efetivos do que outros na geração e difusão do conhecimento comercial. Nossa descoberta de múltiplos caminhos dentro do processo de conhecimento comercial, ocorrendo num ambiente multirreferencial e pluralístico, desafia a mensagem da contextualização radical da ciência no modo 2, que propõe uma significativa diminuição das fronteiras entre a ciência, a indústria e a sociedade, ou mesmo a aniquilação das ditas fronteiras e diferenciações.

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