
Do corpo que distingue meninos e meninas na educação física escolar
2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 32; Issue: 87 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622012000200005
ISSN1678-7110
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoDecorrente de uma pesquisa de mestrado e inscrito na intersecção entre os estudos culturais, feministas e de gênero, particularmente na vertente pós-estruturalista, este artigo problematiza que o discurso biológico atravessa e constitui as justificativas enunciadas por professores/as para separar meninos e meninas na educação física escolar. Como estratégias metodológicas, utilizei questionários para identificar e, posteriormente, entrevistar dez professores/as da rede municipal de ensino de Porto Alegre que separassem os/as estudantes nas suas aulas. Utilizando-me da análise de discurso, suspeito dos essencialismos e das naturalizações como mecanismos estabelecidos por este discurso, numa tentativa de fixar o corpo como construto biológico - origem e explicação da divisão nesta disciplina escolar - , para marcá-lo como construção cultural.
Referência(s)