Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Do corpo que distingue meninos e meninas na educação física escolar

2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 32; Issue: 87 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622012000200005

ISSN

1678-7110

Autores

Priscila Gomes Dornelles,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Decorrente de uma pesquisa de mestrado e inscrito na intersecção entre os estudos culturais, feministas e de gênero, particularmente na vertente pós-estruturalista, este artigo problematiza que o discurso biológico atravessa e constitui as justificativas enunciadas por professores/as para separar meninos e meninas na educação física escolar. Como estratégias metodológicas, utilizei questionários para identificar e, posteriormente, entrevistar dez professores/as da rede municipal de ensino de Porto Alegre que separassem os/as estudantes nas suas aulas. Utilizando-me da análise de discurso, suspeito dos essencialismos e das naturalizações como mecanismos estabelecidos por este discurso, numa tentativa de fixar o corpo como construto biológico - origem e explicação da divisão nesta disciplina escolar - , para marcá-lo como construção cultural.

Referência(s)