Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Oficinas de música e corpo como dispositivo na formação do profissional de saúde

2014; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1981-77462014000100011

ISSN

1981-7746

Autores

Larissa Finocchiaro Romualdo da Silva, Marcos Alberto Taddeo Cipullo, Jaquelina Maria Imbrizi, Flávia Liberman,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Este artigo discute a importância de oficinas de música e corpo na formação do profissional de saúde. Para tanto, serão apresentadas e analisadas duas oficinas: "Clínica no coração da música: você escuta o que ouve?" e "O corpo e a clínica no coração da música". Participaram das oficinas docentes, funcionários e estudantes dos diferentes cursos de graduação da universidade. Entre os dados produzidos, a partir do método cartográfico, estão: as concepções de corpo pulsante, potente, criativo e vivo; as relações profícuas entre música, trabalho corporal e escuta clínica; as discussões sobre integralidade na saúde e o corpo; reflexões sobre cenários que permitam a experimentação da escuta e do corpo na formação de profissionais de saúde; e a oficina como dispositivo da formação centrada na experiência.

Referência(s)