
O nome da marca: McDonald's,fetichismo e cultura descartável
2003; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902003000100012
ISSN2178-938X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo, artigos de periodicos, obser-vacao de elementos de nosso cotidiano.O texto flui de modo a por em evidenciauma capacidade de encadeamento de di-ferentes referenciais, viabilizando interpre-tacoes divergentes e, ao mesmo tempo,complementares.A autora propoe-se a compreendernossa sociedade, denominada de “socie-dade de imagens”, a partir da relacao his-torica e material que serve de sustentacu-lo para o desenvolvimento desse proces-so. Parte da hipotese de que a marca seconstitui em uma “ilusao de forma”, frutoda cultura descartavel alimentada pelo ca-pitalismo contemporâneo, no qual o va-lor de troca obriga a producao incessantede imagens para suprir o vazio que se fazpresente nessa fugaz cultura.Ao tomar por base tres temas relevan-tes, Isleide vai construindo sua teia teori-ca, que acaba, igualmente, revelando umateia simbolica, na qual cultura, subjetivi-dade e fetichismo auxiliam na analise damarca McDonald’s. Dentre as justificati-vas de o porque da escolha dessa marca,encontra-se o fato de ela ser global e paraconsumo de massa.Assim, o livro divide-se em tres par-tes. A primeira, denominada “
Referência(s)