
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DA PRÁTICA NO PIBID
2014; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Linguagem: Português
10.15628/holos.2014.2096
ISSN1807-1600
AutoresJoão Kaio Cavalcante de Morais, Maria Aparecida dos Santos Ferreira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNas últimas 3 (três) décadas, uma série de estudos emergiram no cenário das pesquisas na área da educação, ressaltando a formação de professores como uma das alternativas para a melhoria na qualidade do ensino. Pesquisadores buscavam uma base de conhecimentos que caracteriza a profissão de professor. Essas pesquisas se infiltraram no Brasil influenciando as políticas públicas. O PIBID surge em meio a essas discussões como uma alternativa para o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade da formação inicial de professores. Portanto, essa pesquisa, tem como objetivo, refletir sobre as implicações do PIBID na constituição dos saberes docente dos bolsistas do subprojeto Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau. Para isso, consultamos as obras de Tardif (2013), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Pimenta (2005), Cunha (2004), portanto, esse construto teórico se configura enquanto bibliográfico. Os resultados nos mostraram que a atuação no PIBID aproxima os licenciandos a realidade escolar, contribuindo para que os bolsistas associem teoria à prática. Isso contribui na mobilização de vários saberes como os curriculares, os da ação pedagógica e o experiencial. Sendo assim, o PIBID é uma importante ferramenta na construção da profissionalização docente.
Referência(s)