Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132006000100007

ISSN

2175-764X

Autores

Laura Miccoli,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores.

Referência(s)