Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As representações sociais dos professores e alunos da Escola Municipal Karla Patrícia, Recife, Pernambuco, sobre o manguezal

2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132005000200005

ISSN

1980-850X

Autores

Priscila Andrade de O. Barcellos, Severino Mendes de Azevedo, Carlo Ralph De Musis, Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Localizada no entorno de um manguezal chamado de Parque dos Manguezais, em Recife, Pernambuco, a Escola Municipal Karla Patrícia possui, entre outras funções, a de contribuir para a conservação do mesmo, por meio da Educação Ambiental. Porém, antes de efetivar ações em Educação Ambiental, faz-se necessária uma diagnose que permita conhecer as percepções do corpo docente e discente. Assim sendo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1961) e utilizando o software Evoc, buscou-se identificar as representações sociais sobre o ecossistema manguezal dos alunos e professores do Ensino Fundamental da Escola, com a intenção de oferecer subsídios que auxiliem na Educação Ambiental voltada para a conservação do ecossistema local. Para identificar tais representações, utilizou-se uma pesquisa qualitativa com 92% dos professores e 25% dos alunos que compõem o Ensino Fundamental da Escola. Por meio das representações sociais dos professores, percebeu-se que, apesar de conhecerem o ecossistema manguezal, eles não conhecem o Parque dos Manguezais assim como os pressupostos da Educação Ambiental, necessitando assim de informações que os auxiliem nesse sentido pois suas representações estão voltadas para uma categoria naturalista, ou seja, a visão da natureza que se deve apreciar, cuidar e respeitar, mas que desconsidera o homem como parte do contexto. Quanto aos alunos, apesar de não terem conhecimentos sistêmicos a respeito do manguezal, eles conhecem bem o Parque dos Manguezais e suas representações estão voltadas para a preocupação com a poluição.

Referência(s)