Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aritmética nas escolas primárias gaúchas na primeira metade do século 20: o ensino prescrito

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s2236-34592014000300002

ISSN

2236-3459

Autores

Elisabete Zardo Búrigo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Da proclamação da República, no Brasil, em 1889, até a decretação da Lei Orgânica sobre o Ensino Primário, em 1946, as normatizações sobre o ensino primário foram incumbência dos Estados que compunham a federação. Neste texto examinam-se as normatizações estabelecidas, neste período, no Estado do Rio Grande do Sul, no período conhecido como Primeira República (1889-1930) e na chamada Era Vargas (1930-1945), enfocando as prescrições relativas ao ensino da Aritmética. São estabelecidas conexões entre as orientações programáticas e metodológicas para a Aritmética e as políticas governamentais de expansão, ordenamento, modernização e controle do ensino primário.

Referência(s)