
Análise do Plano da Secretaria da Economia Criativa e as transformações na relação entre Estado e cultura no Brasil
2014; Intercom; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1809-58442014000100010
ISSN1980-3508
Autores Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoA ideia de economia criativa tem sido adotada por diversos governos e organizações internacionais como diretriz de políticas públicas para os setores de Comunicação e cultura. Implícita em seu conceito está uma perspectiva que rearticula a relação entre cultura, economia e sociedade. No Brasil, o Ministério da Cultura (MinC) criou a Secretaria da Economia Criativa com objetivo de implementar políticas culturais que fomentem a economia criativa no país. Neste artigo, analisa-se o projeto do MinC para economia criativa. Realizando uma Análise do Discurso apresentado no Plano da Secretaria da Economia Criativa 2011-2014, o objetivo do artigo é destacar e entender as transformações que se operam no uso do termo "cultura" pelo governo brasileiro e avaliar suas consequências para o campo da cultura. A adoção do termo "criatividade" para políticas culturais implica uma nova abordagem do Estado brasileiro ao campo da cultura, o que demanda uma profunda mudança na dinâmica e estrutura do MinC.
Referência(s)