
Nanismo nutricional em escolares no Brasil
2003; Instituto Materno Infantil de Pernambuco; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1519-38292003000400002
ISSN1806-9304
AutoresGlória Elizabeth Carneiro Laurentino, Ilma Kruse Grande de Arruda, Bertoldo Kruse Grande de Arruda,
Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoRevisão da literatura sobre o nanismo nutricional no Brasil. Os principais tópicos abordados foram: definição do problema, a utilização da medida da altura em escolares como método de excelência para avaliar o estado de saúde e nutrição das populações, as principais causas e conseqüências apontadas na literatura e sua magnitude no país. De acordo com a literatura a prevalência do nanismo nutricional varia entre as diversas regiões brasileiras, com nítida desvantagem para as regiões Norte e Nordeste. Sua origem tem sido atribuída especialmente a condições ambientais desfavoráveis. Há indicações de que o atraso da capacidade intelectual e menor capacidade física para o trabalho estão associados ao problema.
Referência(s)