
Marketing Informal: Um Modelo de Comercialização pautado em Jeitinho Brasileiro, Informalidade e Empreendedorismo
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5585/remark.v13i3.2703
ISSN2177-5184
AutoresGustavo Henrique Silva de Souza, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Nilton César Lima, Jamerson Viegas Queiroz,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoNo Brasil, vendedores de rua e comerciantes ambulantes, atualmente reconhecidos como microempreendedores, comumente, vm desenvolvendo em mercados informais estratgias de marketing no convencionais, isto , com caractersticas de intuio, improviso e ilegalidade. Admiravelmente, essas estratgias de comercializao tm demonstrado bons resultados de vendas, pondo em evidncia a seguinte questo: Que tipo de marketing esse, que no est nos handbooks de marketing e negligenciado pelos principais autores da rea? Partindo desse problema, esse estudo tem o objetivo de propor um modelo explicativo para esse fenmeno de marketing, fundamentado teoricamente e dentro de bases empricas, luz de teorias que abordam a composio psicolgica do Jeitinho Brasileiro, a cultura da Informalidade e o Empreendedorismo. Assim, prope-se um conceito que preenche uma lacuna por sobre as teorias tradicionais de marketing existentes.DOI: 10.5585/remark.v13i3.2703
Referência(s)