Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Método da lembrança estimulada: uma ferramenta de investigação sobre aprendizagem em museus de ciências

2005; Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; Volume: 12; Issue: suppl Linguagem: Português

10.1590/s0104-59702005000400006

ISSN

1678-4758

Autores

Douglas Falcão, John Gilbert,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa preliminar de desenvolvimento de uma ferramenta metodológica, voltada para as especificidades de estudos sobre aprendizagem em contextos não formais de educação. A pesquisa foi realizada em dois museus de ciências, com uso de uma versão modificada do método da lembrança estimulada (LE). Fotos digitais substituíram o uso tradicional do vídeo na última fase, na qual oito entrevistas foram conduzidas com resultados satisfatórios. As fotos digitais estimularam com eficácia e eficiência os visitantes a narrar suas experiências e expressar os significados que desenvolveram a partir de suas interações com as unidades expositivas.

Referência(s)