Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Diploma de brancura: política social e racial no Brasil (1917-1945)

2008; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0101-90742008000200013

ISSN

1980-4369

Autores

Jerry Dávila,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

politica social e racial no Brasil (1917-1945). Trad. Claudia Sant’Ana Martins. Sao Paulo: Editora Unesp, 2006. 400p. Por que estudar as relacoes raciais brasileiras a partir da educacao? O que ocorreu com o negro no sistema educacional brasileiro nas primeiras decadas do seculo XX? De que maneira o fator racial determinou o sucesso ou o fracasso escolar das criancas e jovens de cor? As politicas publicas educacionais influenciaram ou foram influenciadas pelas ideias do racismo cientifico daquela conjuntura historica? Como as politicas de expansao e reforma do sistema escolar articularam os marcadores raca, classe, genero e nacao? Nao sao perguntas faceis de serem respondidas, mas e em torno delas e de outras questoes correlatas o tema do livro Diploma de brancura: politica social e racial no Brasil (1917-1945), de Jerry Davila. Nascido em Porto Rico, Davila e historiador, professor associado da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte. Ja foi professor visitante na Universidade de Sao Paulo (USP) e na Pontificia Universidade Catolica (PUC) do Rio de Janeiro. O livro e fruto da sua tese de doutorado, defendida na Brown University, sob a orientacao de Thomas Skidmore. Em 2003, foi publicado nos Estados Unidos e, agora, traduzido no Brasil. A proposta de Davila e investigar a relacao entre raca e politicas publicas na area educacional no Brasil entre o periodo da Primeira Republica e a Era Vargas (1917-1945). Para tal empreendimento, consultou uma ampla (e diversificada) quantidade de fontes: decretos, regulamentos, programas oficiais de ensino, censos demograficos, relatorios, jornais da grande imprensa, da imprensa negra paulista, revistas, boletins,

Referência(s)
Altmetric
PlumX