Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética

2015; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 20; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782015206108

ISSN

1809-449X

Autores

Marisa Bittar, Amarílio Ferreira,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Examinamos neste artigo a influência do ativismo pedagógico nos primeiros tempos da educação soviética, de 1918 até o final da década de 1920. O estudo partiu da hipótese segundo a qual, nesse período, a pedagogia soviética teria mesclado tal influência com princípios marxistas da escola do trabalho. Quanto às fontes principais, baseamo-nos em discursos e artigos de três figuras importantes da revolução e educação no período: Anatoli Lounatcharski, Nadezja Konstantinovna Krupskaya e Vladimir Ilitch Lênin. Valemo-nos também de um texto pouco explorado de John Dewey sobre sua visita à Rússia Soviética, em 1928. O estudo concluiu que a presença do ativismo pedagógico foi típica do período de efervescência política da revolução, coincidindo com a campanha pela alfabetização e o início da construção do sistema nacional de escolas públicas, iniciando seu declínio na década de 1930, com a consolidação da revolução.

Referência(s)