
Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982014000100003
ISSN1982-6621
AutoresAndréia de Assis Ferreira, Bento Duarte da Silva,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo discute o conceito de comunidades de prática on-line (CoP). Seu propósito é descrever e analisar a formação e consolidação de uma CoP composta por professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, bem como as potencialidades desse contexto no desenvolvimento profissional de professores. A metodologia usada foi a Netnografia. Foram identificados os elementos estruturais, estágio de desenvolvimento da comunidade e indicadores de eficiência. Essas informações permitiram traçar o diagnóstico do grupo, evidenciando os aspectos que permitem caracterizar um grupo de professores como uma comunidade on-line de prática e o estágio de desenvolvimento da gestão dessa comunidade. Os resultados desta investigação evidenciam que a CoP pode ser, de fato, uma estratégia pedagógica apropriada para o desenvolvimento profissional de professores.
Referência(s)