
Estágio de terapia ocupacional no programa da saúde da família: reflexões sobre uma parceria didático-assistencial entre o reata/USP e o PSF/QUALIS-SP
2002; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-6149.v13i3p104-110
ISSN2238-6149
AutoresEucenir Fredini Rocha, Priscila Narimoto Shimizu, Lorena Martinez Barrales,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEm sintonia com as mais recentes propostas de atenção à saúde e reabilitação das pessoas com deficiência, em 2001, o curso de Terapia Ocupacional, da FMUSP, passou a oferecer um programa de estágio, em parceria com o PSF-Programa da Saúde da Família / QUALIS - Fundação Zerbini, do município de São Paulo - Zona Sudeste, aos alunos dos 7º e 8º semestres. Essa experiência tem proporcionado aos alunos a oportunidade de articular os fundamentos teóricos à atuação prática com a população portadora de deficiência. Os resultados têm sido benéficos tanto para os estudantes, como para a clientela e para a própria academia. Os alunos beneficiam-se de uma formação profissional em saúde pública, na rede de atenção básica, em conjunto com outras equipes (saúde da família, saúde bucal, saúde mental e especialistas). A clientela é beneficiada com atenção focada em suas necessidades, na região de sua moradia, e a academia se enriquece ao permitir uma postura mais crítica frente à estruturação dos estágios, capaz de vislumbrar além dos princípios reducionistas médico-organicistas. De modo a atender os interesses e as necessidades da clientela com deficiência, o estágio da TO, em parceria com o PSF/QUALIS, fundamenta-se nos princípios da inclusão e em ações que buscam o desmonte da exclusão social. As diversas modalidades de atendimento oferecidas são focadas nas necessidades do indivíduo, do grupo e da comunidade, tendo por base o território adstrito. Todas as ações buscam a conquista da autonomia e independência da pessoa com deficiência, através do desenvolvimento de seu poder pessoal para tomar suas próprias decisões e assumir o controle de suas vidas.
Referência(s)