
Correlatos valorativos de atributos desejáveis de um/a parceiro/a ideal
2010; Springer Science+Business Media; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722010000100020
ISSN1678-7153
AutoresValdiney Velôso Gouveia, Patrícia Nunes da Fonsêca, Rildésia Silva Veloso Gouveia, Pollyane K. Costa Diniz, Maria de Fátima Baracuhy Cavalcanti, Émerson Diógenes de Medeiros,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoOs objetivos deste estudo foram (a) conhecer em que medida e direção os valores humanos se correlacionam com os atributos desejáveis de um/a parceiro/a ideal; (b) saber quais destes atributos seriam considerados mais importantes em um parceiro ideal; e (c) avaliar se a importância dada a tais atributos desejáveis variaria em razão do sexo dos participantes. Fizeram parte da pesquisa 421 pessoas da população geral de João Pessoa (PB), com idade média de 25,9 anos, a maioria do sexo feminino (56,8%), solteira (70,5%) e com curso superior (65,4%). Estes responderam a Escala de Atributos do Parceiro Ideal, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que um conjunto consistente de subfunções valorativas se correlacionou com os atributos desejáveis de um/a parceiro/a ideal (por exemplo, as subfunções experimentação e normativa se correlacionaram com as dimensões atlética e tradicional, respectivamente). Por outro lado, revelaram também o papel do sexo dos participantes na diferenciação da importância dos atributos desejáveis; os homens valorizaram mais o atributo atlético e as mulheres o sociável . Estes resultados foram discutidos tendo-se em conta pesquisas prévias sobre a importância que homens e mulheres dão a atributos desejáveis de parceiros/as ideais.
Referência(s)