Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Personalização do E-Learning Baseado no Nível de Aquisição de Conhecimentos do Aprendiz

2013; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2013.637

ISSN

2316-6533

Autores

Eduardo Henrique Gomes, Edson P. Pimentel, Nizam Omar, Maria das Graças Bruno Marietto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O Nível de Aquisição de Conhecimentos (NAC) do estudante pode ser utilizado para a geração de planos de aprendizado personalizado. No entanto, a personalização da educacao mediada pelos Ambientes Virtuais de Apren- dizagem (AVA) tem sido pouco utilizada devido a falta de interoperabilidade desses ambientes com os Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), que geral- mente englobam ferramenta de autoria e mecanismo de adaptação. Essa la- cuna pode ser suprida com o framework GALE que fornece funcionalidades de adaptação alem de da possibilidade de integracao com AVAs existentes. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo geral modelar e criar unidades adapta- tivas, baseadas no NAC do aprendiz, por meio do mecanismo GALE. Por meio da elaboração de uma unidade adaptativa (curso), englobando modelagem de conteúdos, criacao de regras, seleção de material instrucional, e sua experi- mentacao utilizando o mecanismo GALE pretende-se mostrar a eficácia do pro- cesso analisando-se a adaptação aos estereotipos estabelecidos (básico, inter- mediario, avançado) baseados no NAC.

Referência(s)