
Personalização do E-Learning Baseado no Nível de Aquisição de Conhecimentos do Aprendiz
2013; Linguagem: Português
10.5753/cbie.sbie.2013.637
ISSN2316-6533
AutoresEduardo Henrique Gomes, Edson P. Pimentel, Nizam Omar, Maria das Graças Bruno Marietto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO Nível de Aquisição de Conhecimentos (NAC) do estudante pode ser utilizado para a geração de planos de aprendizado personalizado. No entanto, a personalização da educacao mediada pelos Ambientes Virtuais de Apren- dizagem (AVA) tem sido pouco utilizada devido a falta de interoperabilidade desses ambientes com os Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), que geral- mente englobam ferramenta de autoria e mecanismo de adaptação. Essa la- cuna pode ser suprida com o framework GALE que fornece funcionalidades de adaptação alem de da possibilidade de integracao com AVAs existentes. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo geral modelar e criar unidades adapta- tivas, baseadas no NAC do aprendiz, por meio do mecanismo GALE. Por meio da elaboração de uma unidade adaptativa (curso), englobando modelagem de conteúdos, criacao de regras, seleção de material instrucional, e sua experi- mentacao utilizando o mecanismo GALE pretende-se mostrar a eficácia do pro- cesso analisando-se a adaptação aos estereotipos estabelecidos (básico, inter- mediario, avançado) baseados no NAC.
Referência(s)