Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação sexual e primeira relação sexual: entre expectativas e prescrições

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-026x2007000200004

ISSN

1806-9584

Autores

Helena Altmann,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Este artigo está baseado em uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, entre agosto de 2002 e julho de 2003. Ele analisa como as meninas idealizam sua primeira relação sexual e como a escola se refere a esse aspecto da vida dos/as jovens e intervém sobre isso. Essa passagem está envolta por uma série de preocupações e planejamentos, principalmente para as meninas, que demonstram valorizar menos a virgindade em si e mais a primeira relação sexual. No plano das intenções expressas, elas reproduzem os ensinamentos escolares, que prescrevem não só o uso de um preservativo, mas também certo tipo ideal de relação entre garotos e garotas. Diante disso, percebem-se alguns limites na intervenção escolar.

Referência(s)