Otimismo, pessimismo, criação<A HREF="#back1"></A>: pedagogia do conceito e resistência
2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 26; Issue: 93 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302005000400011
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste ensaio propõe uma análise da noção de "pedagogia do conceito", apresentada, pela primeira vez, por Deleuze e Guattari, em O que é a filosofia? Faço, inicialmente, um esboço de seu desenvolvimento, propondo alguns paralelos com as noções de "pedagogia da percepção" e de "pedagogia do cinema", discutidas em A imagem-tempo e na "Carta a Serge Daney: Otimismo, pessimismo e viagem" (in Conversações). Tento, depois, destacar sua importância no quadro teórico da obra deleuziana, enfatizando sua ligação com a concepção construtivista e criativa da filosofia e das artes, com a noção de "imagem do pensamento", com a crítica da doxa e do conceito (em sua versão representacional), considerados como instrumentos de submissão da diferença ao idêntico.
Referência(s)