Mediatization: Theorising the Media as Agents of Social and Cultural Change
2012; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91
ISSN1982-8160
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoUsando a midiatização como conceito-chave, este artigo apresenta uma teoria sobre a mídia como agente de mudança cultural e social. A midiatização é um processo de dupla face no qual a mídia se transformou em uma instituição semi-independente na sociedade à qual outras instituições têm que se adaptar. Ao mesmo tempo, a mídia se integrou às rotinas de outras instituições, como política, família, trabalho e religião, já que um número cada vez maior das atividades destes domínios institucionais é realizado através tanto dos meios de comunicação interativos quanto dos meios de comunicação de massa. De forma geral, a midiatização implica uma virtualização da interação social e, observando as affordances institucionais, tecnológicas e estéticas de diferentes meios de comunicação, talvez possamos entender como a mídia molda novos padrões de interação.
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