
Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação
2002; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132002000100004
ISSN1980-850X
AutoresMaria Inês Ribas Rodrigues, Anna María Pessoa de Carvalho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.
Referência(s)