Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação neuropsicológica do processo de tomada de decisões em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa da literatura

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0101-60832011000300005

ISSN

1806-938X

Autores

Fernanda Mata, Fernando Silva Neves, Guilherme Menezes Lage, Paulo Henrique Paiva de Moraes, Paulo Mattos, Daniel Fuentes, Humberto Corrêa, Leandro Fernandes Malloy‐Diniz,

Tópico(s)

Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development

Resumo

OBJETIVO: Atualmente, tem havido um interesse crescente nos aspectos "quentes" das funções executivas relacionados ao córtex orbitofrontal, em particular na tomada de decisão afetiva em crianças e adolescentes. Revisamos a literatura sobre a avaliação da tomada de decisão em crianças e adolescentes utilizando o paradigma do Iowa Gambling Task e derivados. MÉTODO: Pesquisamos artigos publicados de 2000 a 2009, indexados no Lilacs e no PubMed e que estudaram crianças e/ou adolescentes até 16 anos. Os artigos foram analisados de acordo com os paradigmas utilizados nos estudos, as conclusões sobre o desenvolvimento no processo de tomada de decisão e a capacidade de distinção entre a população clínica e os controles. RESULTADOS: Trinta e seis artigos foram selecionados. Os estudos envolvendo crianças e adolescentes ainda são poucos quando comparados àqueles realizados com população adulta. Foram desenvolvidas diversas versões derivadas do paradigma IGT a fim de estudar a tomada de decisão em crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: O IGT é o instrumento mais utilizado. Em pré-escolares, versões simplificadas têm sido utilizadas com maior frequência. Os diferentes paradigmas se mostram úteis na diferenciação entre sujeitos normais e com transtornos psiquiátricos. Os resultados se relacionam de forma positiva e significativa com a frequência de comportamentos impulsivos em populações não clínicas.

Referência(s)