
Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
2014; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2317-5087
AutoresMagali Aparecida de Oliveira Arnais, Diego De Bernardin Stadoan, Vilson Zattera,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoAs tecnologias evoluem em ritmo acelerado, no entanto a acessibilidade para as pessoas com deficiencia visual ainda nao esta devidamente considerada no ambiente academico. Este artigo objetiva apresentar relatos individuais, escritos a partir da percepcao de dois alunos/pesquisadores com deficiencia visual, usuarios do Laboratorio de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (LAB/BCCL/Unicamp), como recurso para aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade no ambiente academico. Tres aspectos no quesito acessibilidade sao apontados por esses usuarios: a arquitetonica, a comunicacional levando-se em conta o uso das novas tecnologias e a atitudinal. O aluno/pesquisador com deficiencia visual no ensino superior aprende caminhos alternativos para atingir seus objetivos, aponta desde acoes de politicas publicas na criacao de instrumentos diferentes para uma mesma finalidade as atitudes pro ativas na construcao do conceito de acessibilidade.
Referência(s)