Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?

2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 26; Issue: 90 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302005000100011

ISSN

1678-4626

Autores

Paulo Sérgio Tumolo,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

À luz da contribuição teórica de Marx, sobretudo em O capital, o texto discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e busca demonstrar que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição do próprio homem, no capitalismo a construção do ser humano, por intermédio do trabalho, dá-se pela sua destruição, sua emancipação efetiva-se pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito realiza-se pela negação dessa mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora.

Referência(s)