AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO USANDO UMA ABORDAGEM BASEADA EM PADRÕES ELEMENTARES DE PROGRAMAÇÃO

2007; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/ree.v26i2.237

ISSN

2236-0158

Autores

Marilza Antunes de Lemos, Roseli de Deus Lopes,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

As dificuldades que estudantes encontram no aprendizado de linguagens de programacao tem sido relatadas em diferentes epocas e em diferentes areas de pesquisa. Este artigo baseia-se na proposta de um modelo de processo de construcao de programas para aprendizes, o qual foi concebido para apoiar a construcao de sistemas que minimizem alguns dos reconhecidos problemas enfrentados por programadores novatos. A partir desse modelo foi implementado um sistema tutor para aprendizado de programacao em linguagem C, o qual foi experimentalmente utilizado com um grupo de alunos de engenharia eletrica. Este artigo relata e discute os resultados desse experimento, que apontam para possibilidades promissoras de aplicacao desta abordagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX