AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO USANDO UMA ABORDAGEM BASEADA EM PADRÕES ELEMENTARES DE PROGRAMAÇÃO
2007; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/ree.v26i2.237
ISSN2236-0158
AutoresMarilza Antunes de Lemos, Roseli de Deus Lopes,
Tópico(s)Teaching and Learning Programming
ResumoAs dificuldades que estudantes encontram no aprendizado de linguagens de programacao tem sido relatadas em diferentes epocas e em diferentes areas de pesquisa. Este artigo baseia-se na proposta de um modelo de processo de construcao de programas para aprendizes, o qual foi concebido para apoiar a construcao de sistemas que minimizem alguns dos reconhecidos problemas enfrentados por programadores novatos. A partir desse modelo foi implementado um sistema tutor para aprendizado de programacao em linguagem C, o qual foi experimentalmente utilizado com um grupo de alunos de engenharia eletrica. Este artigo relata e discute os resultados desse experimento, que apontam para possibilidades promissoras de aplicacao desta abordagem.
Referência(s)