
Distinção, cultura de consumo e gentrificação: o Centro Cultural Banco do Brasil e o mercado de bens simbólicos
2006; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-69922006000200013
ISSN1980-5462
AutoresMarco Estevão de Mesquita Vieira,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoO trabalho analisa as condicoes de emergencia dos centros culturais a partir do estudo de caso sobre o Banco do Brasil, a principal instituicao financeira do Pais, que, por ser pioneira na criacao de centros culturais corporativos, estabeleceu o paradigma que passou a conduzir os processos de enobrecimento urbano dos centros metropolitanos brasileiros.A partir da historia do Banco do Brasil e de sua ambiguidade de atuacao, ora como agente de politicas publicas, ora como banco comercial, o trabalho analisa as estrategias desenvolvidas pela empresa para manter posicao ante as perdas processadas com a criacao do Banco Central e as ameacas de privatizacao decorrente da reestruturacao capitalista da decada de 1980 e do dominio do pensamento neoliberal. Identifica a serie discursiva que moldou a invencao de suas tradicoes e as motivacoes para instalar um centro cultural na sua antiga sede no Rio de Janeiro.
Referência(s)