
Modelo explicativo popular e profissional das mensagens de cartazes utilizados nas campanhas de saúde
2007; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072007000200011
ISSN1980-265X
AutoresVânia Lúcia Bezerra Oliveira, Fátima Luna Pinheiro Landim, Patrícia Moreira Costa Collares, Rafael Mesquita, Zélia Maria de Sousa Araújo Santos,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoEstudo de abordagem etnográfica, desenvolvido em 2003, com objetivo de conhecer o modelo explicativo popular e o do profissional de saúde acerca das mensagens propagadas por um cartaz em campanha do Ministério da Saúde. Os informantes compunham distintos grupos de profissionais e usuários de um centro de saúde do município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para cada um dos grupos, foram aplicadas três questões condutoras durante entrevista individual. Como resultados, obtiveram-se modelos explicativos popular e profissional divergentes no tocante à compreensão da mensagem, às reações/emoções despertadas, às motivações para agir em função do autocuidado e aos elementos dificultadores da compreensão da mensagem veiculada pelo cartaz. Concluiu-se pela necessidade de participação do receptor final na elaboração do conteúdo e da arte dos cartazes utilizados nas campanhas de saúde, assumindo, assim, esse receptor dimensões do processo comunicacional, que serão determinadas pelos fatores culturais, econômicos e sociais, dentre outros.
Referência(s)