
Prevalência de alteração no frênulo lingual e suas implicações na fala de escolares
2009; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462009000700014
ISSN1982-0216
AutoresLívia Augusta dos Santos Braga, Jozi da Silva, Camila Leal Pantuzzo, Andréa Rodrigues Motta,
Tópico(s)Head and Neck Anomalies
ResumoOBJETIVOS: verificar a prevalência do frênulo lingual alterado e suas implicações na fala de escolares. MÉTODOS: foram avaliados por três fonoaudiólogas os frênulos de língua de 260 crianças com idades variando entre 6 e 12 anos. Os frênulos foram classificados por meio de inspeção visual, medidas empregando-se paquímetro e avaliação da tensão, mobilidade e posicionamento da língua. Foram consideradas crianças com alteração de frênulo aquelas que apresentaram alteração em todas etapas da avaliação. Nos casos de classificação de frênulo alterado, a fala foi avaliada. RESULTADOS: os dados encontrados revelaram que das 260 crianças avaliadas 47 (18%), apresentaram alteração de frênulo, sendo 28 (60%), classificados como curtos; 12 (25%) como anteriorizados e 7 (15%) como curtos e anteriorizados. Não houve diferença entre os sexos. Dos indivíduos com frênulo alterado, 34 (72 %) apresentaram alteração de fala. A prevalência de alteração na fala foi maior no frênulo curto e anteriorizado (85%), seguido pelo curto (75%) e pelo anteriorizado (58%). As implicações de fala mais encontradas foram distorção e articulação trancada. CONCLUSÃO: foi verificada uma prevalência de 18% de alteração no frênulo lingual dentre os escolares avaliados, sem diferença entre os sexos. O frênulo curto predomina sobre os demais tipos, porém o curto e anteriorizado apresenta maiores implicações na fala. As características de fala mais comuns nestes casos são distorção e articulação trancada.
Referência(s)