Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia

2009; SciELO; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-19652009000300005

ISSN

1518-8353

Autores

Sonia Nascimento de Paula, José Oscar Fontanini de Carvalho,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com deficiência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da área, servindo de base para a proposta da disciplina. A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com deficiência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfica e observações em bibliotecas acessíveis.

Referência(s)