
Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia
2009; SciELO; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-19652009000300005
ISSN1518-8353
AutoresSonia Nascimento de Paula, José Oscar Fontanini de Carvalho,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com deficiência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da área, servindo de base para a proposta da disciplina. A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com deficiência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfica e observações em bibliotecas acessíveis.
Referência(s)