Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1984-639820145563

ISSN

1984-6398

Autores

Vanessa de Oliveira Dagostim Pires,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

Este artigo analisa as interações em língua de sinais (LS), entre alunos surdos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Ele foi inspirado no trabalho de Donato (1994), que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Em nossa pesquisa, analisamos através do sociointeracionismo (VYGOTSKY, 1988; WOOD, BRUNNER e ROSS, 1976) as interações entre os alunos surdos durante o desenvolvimento de uma unidade didática que os incentivava a escrever uma carta de reclamação, em Língua Portuguesa, sobre a sua escola. É possível perceber como as estratégias de andaimento possibilitaram a construção coletiva de aprendizagem para a realização da tarefa proposta.

Referência(s)