Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva

2006; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2006000300005

ISSN

1982-0275

Autores

Paula Guimarães Motta Canho, Carmen Maria Bueno Neme, Midori Otake Yamada,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

Este estudo visou investigar as vivências emocionais e mecanismos de defesa de pais de crianças com deficiência auditiva. Foram entrevistados 12 genitores masculinos, de 25 a 38 anos, com escolaridade de primeiro grau incompleto a superior incompleto. Dos entrevistados, sete eram pais de filhos únicos, três, pais pela segunda vez e um pai pela terceira vez da criança com necessidade específica. As respostas foram categorizadas e analisadas com base no referencial psicodinâmico e apresentam vivências de choque, ansiedade e angústia e o uso de mecanismos de defesa frente ao diagnóstico e implicações da deficiência. As defesas constatadas foram analisadas como reações situacionalmente esperadas, podendo favorecer formas mais realistas de enfrentamento posterior. Sugere-se que, assim como mães, pais vivenciam impacto e dificuldades emocionais frente ao diagnóstico de seus filhos. Diferenças de papéis familiares facilitam ao pai um menor envolvimento na educação da criança, devendo-se valorizar a sua importância no processo de reabilitação.

Referência(s)