
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 28; Issue: 50 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v28n50a09
ISSN1980-4415
AutoresAna Paula Nunes Braz Figueiredo, Paula Moreira Baltar Bellemain, Rosinalda Aurora de Melo Teles,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume.
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