Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As decisões de consumo e a heurística da ancoragem: uma análise da racionalidade do processo de escolha

2010; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s1678-69712010000600006

ISSN

1678-6971

Autores

Marcos Roberto Luppe, Cláudio Felisoni de Ângelo,

Tópico(s)

Consumer Market Behavior and Pricing

Resumo

Há pouca literatura sobre vieses relacionados ao processo de escolha em decisões de consumo. Um desses vieses é o da ancoragem, isto é, a adoção de um referencial, lógico ou não, que direciona a escolha dos indivíduos. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os efeitos da ancoragem no processo decisório dos consumidores em relação à percepção e à estimação dos preços de produtos e serviços. Foi conduzido um experimento com os alunos de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O modelo do experimento envolveu três grupos de uma mesma população. O grupo de calibragem gerou estimativas sobre o preço de produtos e serviços sem nenhuma menção a âncoras. Os outros dois grupos desenvolveram estimativas após julgarem uma âncora selecionada a partir da distribuição das estimativas do grupo de calibragem. Verificou-se que os referenciais com valores menores ancoram mais fortemente a opinião dos consumidores. Esses resultados trazem relevantes implicações para a definição de políticas de preços nas empresas de varejo brasileiras. Sinteticamente, este trabalho indica que as técnicas tradicionais de precificação não esgotam as possibilidades de políticas de preços.

Referência(s)