
Comprando ”Gato por Lebre”? O Efeito Moderador da Originalidade na Relação Brand Equity e Intenção de Compra de Camiseta de Clubes de Futebol
2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 02; Issue: 02 Linguagem: Português
10.5585/podium.v2i2.52
ISSN2316-932X
AutoresFernando de Oliveira Santini, Wagner Júnior Ladeira, Clécio Falcão Araújo,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoO presente artigo tem como objetivo avaliar o efeito moderador da originalidade/pirataria na relacao funcional das dimensoes da brand equity na intencao de compra de camisetas. Para isso, aplicou-se questionarios a trezentos torcedores. Estes foram expostos a situacoes de consumo de camiseta original e nao oficial. Logo apos, os dados foram analisados atraves conjunto de tecnicas associada a Modelagem de Equacoes Estruturais. Nos resultados, ficou constado que as avaliacoes das dimensoes de brand equity sempre tiveram percepcoes mais positivas quando os consumidores foram expostos ao cenario da camiseta oficial. No caso da relacao entre as dimensoes de brand equity e intencao de compra, encontrou-se sustentacao estatistica para as relacoes “qualidade percebida” e “lealdade a marca”, nao obtendo-se confirmacao para a “lembranca/associacao a marca”. Analisando o efeito moderador da originalidade da camiseta de futebol nas relacoes sugeridas, observou-se, a ratificacao da relacao positiva entre a camiseta original e a vinculacao da percepcao de qualidade com a intencao de compra, enquanto que, para o cenario com camiseta nao oficial o sentimento foi inverso. Teoricamente, previa-se uma relacao existente entre o tipo de camiseta (oficial e nao oficial) e o estabelecimento do vinculo entre “lealdade a marca” e “intencao de compra”, o que estatisticamente, nao foi comprovado. A partir desta evidencia pode-se supor que o comportamento “leal” esta mais vinculada ao time do que a camiseta, isto porque, sob a perspectiva do marketing esportivo, o torcedor e um fa incondicional o que acarreta em altos indices de vinculos afetivos proveniente de sua escolha pela agremiacao. DOI: 10.5585/podium.v2i2.52
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