Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória

2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132005000100004

ISSN

1980-850X

Autores

Pedro Wágner Gonçalves,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.

Referência(s)